Dilbert

Dilbert
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dilbert é um personagem de tiras diárias criado por Scott Adams, que também teve um desenho animado. Era apresentado pela extinta Fox Kids. E este ano Dilbert pôde voltar para as telas brasileiras no adult swim que é apresentado no cartoon.. a partir das 23h de sexta, sábado e domingo.
O criador
Scott Adams era economista na Pacific Bell, o que lhe deu uma enorme experiência em burocracia e na generalidade das “coisas absurdas” da vida empresarial. Foi vítima de um downsizing, mas encontrou uma excelente forma de vingança. Provando que a caneta é mais poderosa que a espada, os cartoons Dilbert, que satirizam a vida dos negócios, aparecem em cerca de 1550 jornais e revistas de todo o mundo.
Os personagens
Dilbert
Tem 30 anos, é engenheiro e trabalha numa empresa californiana de alta tecnologia. Prefere os computadores às pessoas. Trabalha fechado em cubículos, veste roupas sem graça e a sua barriguinha revela as longas horas de trabalho sedentário. É o mais famoso da família Adams. Vive com o seu cão, Dogbert.
Dogbert
Parecido com Dilbert nos óculos e no “dom da palavra” é inteligente mas muito cínico. É consultor externo, trata as pessoas com desdém e adora demonstrar a sua superioridade intelectual. A sua “não secreta” ambição é escravizar os humanos.
Alice
Tal como Wally, está integrada na equipa de Dilbert, a que dá um toque feminino. É a mais reivindicativa – quando os outros se calam, a sua voz continua a fazer-se ouvir.
Chefe
É o pior pesadelo dos empregados. Não nasceu mau e sem escrúpulos, mas lutou arduamente para o conseguir. E teve sucesso. O seu nível de inteligência está muito abaixo do de todos os empregados – afinal, é por isso que é o chefe.
Ratbert
É um optimista que só quer ser amado. É freqüentemente envolvido nos esquemas diabólicos de Dogbert.
Catbert
É o gestor de recursos humanos e diverte-se com manobras sádicas. É útil quando tem que dar más notícias – o downsizing é sua prática mais freqüente.
Wally
Engenheiro integrado na equipe de Dilbert, de quem é colega inseparável e com quem partilha as frustrações do dia-a-dia. Está também sujeito aos caprichos do chefe.
Bob
Afinal, os dinossauros não estão extintos. Bob vive escondido na casa de Dilbert e é o companheiro de Dogbert. Procura constantemente por emprego.